Como Funciona
A plataforma E-Juntada apresenta soluções de fácil manejo, pensadas a partir de procedimentos curtos e intuitivos para permitir aos usuários disponibilizarem seus arquivos digitais, receberem o respectivo Certificado E-Juntada, compreender o seu conteúdo e funcionalidades, bem como as diversas formas de utilizá-lo:
- RELEVÂNCIA E UTILIDADE DO CERTIFICADO E-JUNTADA
- ACESSAR A PLATAFORMA, DISPONIBILIZAR ARQUIVOS E RECEBER O CERTIFICADO
- ENTENDA O CONTEÚDO DO CERTIFICADO E-JUNTADA
- UTILIZE O CERTIFICADO E-JUNTADA
- DISPONIBILIZE OS ARQUIVOS DIGITAIS ÀS SERVENTIAS DE ÓRGÃOS JUDICIAIS E AFINS
Recomenda-se especial atenção ao item DISPONIBILIZE OS ARQUIVOS DIGITAIS ÀS SERVENTIAS DE ÓRGÃOS JUDICIAIS E AFINS, sugerimos também que visite a nossa página de Dúvidas Frequentes.
● RELEVÂNCIA E UTILIDADE DO CERTIFICADO E-JUNTADA
Na vivência diária dos trabalhos jurídicos, existem alguns problemas relacionados à juntada de arquivos digitais que não sejam transponíveis para o formato PDF, ou que possuam dimensão que excede os limites permitidos pelos sistemas dos tribunais:
- Gerenciamento: é necessário organizar os arquivos, obter as necessárias e apropriadas mídias e gravar os arquivos em tais mídias de forma organizada, cuidando para não alterar suas características e não prejudicar sua integridade.
- Logística: é necessário se deslocar até o cartório da vara competente para o acautelamento, observando os horários de funcionamento, ou, se for em outra comarca, contratar um correspondente e eventualmente enviar para ele a mídia para que depois ele a acautele junto a vara competente. Tudo quanto acima, além de dispendioso e cansativo, consome tempo, por vezes muito tempo, o que em determinadas situações pode ser prejudicial.
- Acesso: uma vez acautelada a mídia, esta será teoricamente acessível para as partes e para o Juízo. Ocorre, porém, que quando a mídia estiver com o Juiz esta não será acessível às partes, e vice-versa. Ademais as partes deverão, se do caso, providenciar outras mídias para obter cópia da primeira, a qual, ao depender da competência do cartório, poderá ser copiada de forma apropriada ou não, podendo prejudicar sua integridade e gerar discussões e desavenças desnecessárias.
- Integridade e Custódia: o manuseio de uma mídia física, sem os devidos cuidados (como frequentemente ocorre nos cartórios, mesmo que em boa-fé) acarreta uma grande possibilidade de corromper a integridade dos arquivos acautelados. Caso não se tenha tomado o cuidado de realizar procedimentos preventivos para garantir a cadeia de custódia dos arquivos, a corrupção da integridade pode levar a graves problemas, tanto em relação à validade da prova quanto em relação à sua utilidade.
A plataforma E-Juntada oferece uma solução moderna, segura, extremamente rápida, transparente, verificável e econômica para todos os problemas acima.
- Os arquivos são disponibilizados imediatamente após o envio para a plataforma, que pode ser realizado em minutos, a partir de qualquer dispositivo conectado a internet, 24 horas por dia. O Certificado E-Juntada recebido contextualmente ao envio do arquivo, é fornecido em formato PDF, pronto para ser juntado em qualquer processo eletrônico da mesma forma imediata, através de computador e sem qualquer restrição logística ou de horário.
- Os arquivos enviados são armazenados em forma criptografada, e disponibilizados tão somente àqueles que tiverem acesso ao link (que incorpora uma senha de alta complexidade) indicado no Certificado E-Juntada. Se o processo correr em segredo, somente as partes terão acesso ao Certificado E-Juntada presente nos autos, e somente elas poderão acessar os respectivos arquivos.
- O acesso ao arquivo disponibilizado é total e imediato para as partes e para o Juízo, podendo o arquivo ser visualizado ou baixado, sem restrições de tempo, horário e uso, inclusive contemporaneamente por partes diferentes. Tudo num ambiente virtual seguro, e utilizando armazenamento e transmissão com base criptográfica, para garantir o sigilo.
- A integridade e custodia do arquivo enviado são garantidas pela imediata geração de códigos hash de alta segurança, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, indicados no Certificado E-Juntada, que representam uma sorta de “identidade única” do arquivo e permitem a verificação da integridade do mesmo, de forma independente, a qualquer momento e por parte de qualquer pessoa. Uma vez juntado o Certificado nos autos, e consequentemente informados publicamente os códigos hash, ninguém poderá alterar o arquivo enviado e será extremamente fácil para qualquer um verificar sua integridade, através dos códigos hash. Adicionalmente o DVD por nós fornecido (quando solicitado) mantém os arquivos separados, cada um com seu certificado acompanhando e garantindo a integridade.
● ACESSAR A PLATAFORMA, DISPONIBILIZAR ARQUIVOS E RECEBER O CERTIFICADO E-JUNTADA
Para realizar o login crie sua conta (opção CADASTRAR, na aba LOGIN). Uma vez criada sua conta, basta selecionar a opção LOGIN, digitar o e-mail e senha cadastrados na sua conta, Entrar e, depois, clicar na aba superior DISPONIBILIZAR:
- Selecione o arquivo que deseja disponibilizar através do botão Escolher Arquivo ("Choose File", em inglês).
- Verifique com cuidado que o file selecionado seja o arquivo digital de seu interesse, que o nome a ele atribuído não supere 150 caracteres e que seu tamanho não ultrapasse 2GB.
- Digite uma descrição ou comentário explicativo que ficará visível no Certificado E-Juntada.
- Caso utilize os campos "referência", estes serão exibidos somente para você através de consulta opção LISTAR (na aba GESTÃO), ou seja, não ficarão visíveis no Certificado E-Juntada.
- Caso queira receber um DVD personalizado com cópia do arquivo disponibilizado e do respectivo Certificado E-Juntada, selecione a opção Enviar DVD, ciente do custo ali descrito.
- Se desejar agrupar mais arquivos em um único DVD, pode digitar um código no campo Grupo para DVD, tomando cuidado para usar o mesmo código para todos os arquivos que quiser agrupar naquele DVD. Uma sugestão é utilizar parte dos dígitos do número do processo de referência.
- Por padrão os arquivos são considerados sigilosos, e é gerada uma senha de sigilo que deve ser informada às partes do processo, juntamente com o link (que já inclui uma senha de alta complexidade), para que possam acessar o arquivo. O usuário pode, porém, decidir remover esta senha ao declarar que o arquivo não tem conteúdo sensível e que ele detém todos os direitos em relação ao mesmo. neste caso não será necessaria a senha adicional para acessar o arquivo, sendo suficiente o link com a senha de base.
- Uma vez concluídas as etapas acima, clique no botão Disponibilizar arquivo e tão logo seja concluído o upload (a depender da qualidade da conexão com a internet), o Certificado E-Juntada será imediatamente gerado e enviado para seu e-mail, seus dados resumidos exibidos na tela e poderá ser baixado clicando no botão Baixar o Certificado. Verifique sua caixa de correio eletrônico pelo recebimento de e-mail denominado "E-Juntada - Envio Certificado de Disponibilização".
- Neste momento poderá também baixar uma cópia do QR Code (imagem em formato PNG), sendo que depois não será mais disponível e somente terá acesso a tal imagem através do Certificado E-Juntada.".
- Caso sua conta seja na modalidade pré-paga, verifique antes que o saldo disponível em sua conta seja suficiente para disponibilizar o arquivo pretendido, diversamente a operação será anulada.
● ENTENDA O CONTEÚDO DO CERTIFICADO E-JUNTADA
Seja na tela exibida logo após o upload do arquivo, com a opção de download (ou seja, baixado diretamente do site), ou no e-mail recebido, o usuário terá o Certificado E-Juntada com:
- Nome do arquivo disponibilizado
- Dimensão do arquivo
- Data do envio
- Nosso código do arquivo
- Geração da cobrança
- Sua Descrição ou Comentários
- Identificação inequívoca do arquivo representada pela combinação alfanumérica de 64 carácteres consistente no HASH Code gerado pelo algoritmo SHA256 considerado o mais seguro. (Disponibilizamos também a combinação alfanumérica de 32 caracteres consistente no HASH Code gerado pelo algoritmo MD5, eis que frequentemente utilizado pelos órgãos públicos).
- Link para acesso ao arquivo (para arquivos com sigilo é também fornecida uma senha, enviada separadamente)
- QR Code para acesso ao arquivo
- Instruções e link para validação ou confirmação online do Certificado E-Juntada
● UTILIZE O CERTIFICADO E-JUNTADA
Para se fazer menção a um arquivo digital que se pretende disponibilizar através de uma petição, é necessário inserir o endereço do link e/ou a imagem do QR Code fornecidos, diretamente no corpo do texto ou em nota de rodapé. Utilizando-se, por exemplo, o editor de texto Microsoft Word, basta, com o mouse:
Link: clicar com o botão direito no início do link que se inicia por "https://www.ejuntada.com.br/acesso.asp" mantendo o botão apertado; correr o mouse por cima até o seu final; soltar o botão; clicar com o botão direito sobre o link já selecionado; clicar na função "copiar"; escolher o local apropriado no documento Word e clicar o botão esquerdo sobre ele; clicar no botão direito; clicar na função "colar" e escolher a opção "Mesclar Formatação".
QR Code: clicar com o botão direito em cima da imagem QR Code; clicar na função "copiar"; escolher o local apropriado no documento Word e clicar o botão esquerdo sobre ele; clicar no botão direito; clicar na função "colar" e escolher a opção "Imagem".
Importante observar que o Link e o QR Code possuem características diferentes. O link pode ser "clicado" enquanto o QR Code somente pode ser lido por uma câmera. Por esta razão é aconselhável que nas petições sejam utilizados ambos, de forma a permitir o mais fácil acesso ao arquivo, a partir de qualquer dispositivo.
Importante também lembrar que para arquivos com sigilo (por padrão todos, salvo diferente opção do usuário), é fornecida uma senha adicional necessária para acessar o arquivo. Tal senha deverá ser fornecida ao Juízo e às partes para que possam acessar o arquivo. É oportuno observar que podem ser criadas diversas senhas para o mesmo arquivo, o que permite fornecer uma senha para cada parte de forma a obter um maior controle dos acessos.
Atenção: As peças processuais consistentes em petições ou outros formatos de requerimentos, cartas, notificações e afins, sejam físicas ou digitais, devem ter como anexo a folha do Certificado E-Juntada referente a cada arquivo digital a que se faça menção e na hipótese de serem mencionados múltiplos arquivos, deve-se anexar cada um dos Certificados E-Juntada.
Voltar ao Início● DISPONIBILIZE OS ARQUIVOS DIGITAIS ÀS SERVENTIAS DE ÓRGÃOS JUDICIAIS E AFINS
O usuário com assinatura ativa, apesar de proporcionar, através da plataforma, o acesso seguro a cada um dos arquivos digitais às partes do processo, quando da correta utilização do Certificado E-Juntada com QR Code, link e eventual senha de Sigilo, deve analisar, de acordo com as melhores práticas jurídicas a eventual necessidade de posterior acautelamento dos arquivos digitais.
Neste sentido é aconselhável:
Opção 1: Encomendar a gravação do arquivo digital em mídia (DVD) revestida do Certificado E-Juntada. Podem ser juntados vários arquivos no mesmo DVD (utilizando a opçaõ de "grupo"), neste caso será cobrado o valor de um único DVD para todos os arquivos. O envio dos DVDs é realizado semanalmente, às segundas-feiras, em relação a todos os arquivos enviados até a sexta-feira anterior.
Opção 2: O usuário poderá realizar, por conta própria, a gravação em mídia de sua escolha, de uma réplica, denominada cópia forense, daquele exato arquivo, verificando que o mesmo esteja íntegro e ainda com o mesmo HASH Code indicado no certificado, preferencialmente incluindo no mesmo DVD uma cópia do arquivo digital (em formato PDF) do respectivo Certificado E-Juntada.
Atenção: qualquer operação realizada no arquivo pode ocasionar variações no mesmo que resultariam na alteração do HASH Code, ou seja, alteração daquela identidade já fornecida no Certificado E-Juntada.
Independentemente da escolha, a mídia deve ser por ele encaminhada, obedecendo-se as formalidades legais, para acautelamento na serventia do órgão responsável pelo processamento do feito no qual se pretende que o arquivo digital integre os autos.
Oportuno salientar que é sempre possível verificar a integridade de qualquer arquivo baixado através da plataforma E-Juntada, através da geração independente do Hash Code relativo ao arquivo baixado e da comparação com aquele indicado no Certificado E-Juntada.
Voltar ao Início