Segurança da Plataforma
A plataforma E-Juntada apresenta soluções extremamente seguras para proteger as informações, os arquivos, o usuário, os órgãos públicos e privados e a para as pessoas a quem os usuários pretendem destinar os arquivos digitais.
Baseada em site que utiliza o sistema de conexão segura SSL/TLS (comprovado pelo cadeado fechado no seu navegador), os arquivos que nos são enviados são imediatamente criptografados pelo sistema AES256 e passam a ser acessíveis somente através do link indicado no Certificado, que contém uma senha de alta complexidade, além de uma senha adicional para arquivos sigilosos.
A criptografia AES256 é utilizada também para os dados de cadastro de nossos usuários, de forma atender as determinações da LGPD.
A plataforma não somente respeita a cadeia de custódia de elementos de prova, como estabelece a integridade da custódia a ser iniciada a partir da inserção no processo, permitindo o absoluto sigilo, e garantindo a lealdade processual através da higidez oriunda da metodologia utilizada na geração do Certificado E-Juntada.
Somente quem tiver acesso aos autos do processo poderá também acessar os aquivos digitais juntados através do Certificado E-Juntada, utilizando o link nele indicado. A plataforma possui um mecanismo de segurança que bloqueia automaticamente quem tentar repetidamente acessar arquivos sem o link correto ou sem a senha de sigilo correta.
Um arquivo é integro quando é exatamente idêntico ao original, não somente quanto a sua aparência, mas também no que diz respeito a todas suas demais características, inclusive metadados e outros elementos que possam permitir relevar eventuais adulterações ou obter informações adicionais. Por exemplo, transformar um vídeo ou áudio de um formato para outro, faz com que o resultado não possa ser considerado forensicamente integro pois será um arquivo diferente (mesmo que apareçam as mesmas imagens), podendo ter perdido informações valiosas de seus metadados além de ter alterado sua estrutura de forma a não poder mais detectar eventuais cortes ou montagens anteriores.
Todos os destinatários dos arquivos digitais poderão verificar sua integridade, a qualquer momento e de forma segura, através de mera comparação do Código Hash constante do Certificado E-Juntada presente nos autos, com aquele que pode ser gerado em relação ao arquivo correspondente baixado da plataforma E-Juntada através do link fornecido no Certificado (e relativa senha, se do caso).
Para tanto, basta baixar o arquivo digital e submetê-lo a programas de cálculo do hash code, que podem ser obtidos gratuitamente, inclusive de empresas mundialmente confiáveis, a exemplo do seguinte (para Windows):
● Hash Tool - Portal Microsoft
Existem ainda softwares para cálculo dos hash codes de tipo "cross platform", ou seja, dos quais existem versões para diversos tipos de sistema (Windows, Linux, MacOS...), a exemplo do seguinte:
● QuickHash GUI - Hashing Tool
Em alternativa existem sistemas online que permitem gerar hash codes (tanto SHA256 quanto MD5) a partir de arquivos, sem necessidade de instalar qualquer software. Exemplo disso são os sites: